Cinquentenários

O início da semana passada ficou marcado pelo quinquagésimo aniversário do lançamento de duas notáveis e intemporais obras-primas – Pet Sounds e Blonde on Blonde.

wilsondylan

Mais do que um álbum dos Beach Boys, Pet Sounds é obra de Brian Wilson, que o produziu e escreveu, com a colaboração do escritor Tony Asher. O álbum começou a ser produzido e gravado enquanto a banda estava em digressão pelo Japão e é lançado a 16 de maio de 1966. De acordo com relatos da época, houve uma certa resistência e discussões por parte dos restantes elementos em relação à significativa mudança de direção e evolução (compare-se qualquer música de Pet Sounds a uma “Barbara Ann”) que Pet Sounds veio introduzir, ao deixar para trás a marca mais surf que caracterizava os Beach Boys. Caracterizava e possivelmente continua a caracterizar porque, lá está, apesar de oficialmente ser um álbum da banda, Pet Sounds é no fundo considerada uma criação do génio Brian Wilson, na altura com 23 anos de idade.

Um ano mais velho, e na altura a criar e a atuar a um ritmo alucinante, Dylan lança precisamente na mesma data um álbum com um som muito próprio, bem longínquo dos early days de música acústica e declaradamente folk. Blonde on Blonde é o último álbum de uma trilogia de obras mais rock e blues, com instrumentos elétricos, que seriam lançadas num curto espaço de tempo. Dessas obras resultaram tempos inicialmente complicados para Dylan, que até 1965, quando lança Bringing It All Back Home, em março, e Highway 61 Revisited, em agosto, era visto como uma espécie de messias da folk. Rezam as crónicas que a primeira atuação elétrica, no Newport Folk Festival, terá sido particularmente difícil. Gravado em Nashville por um número considerável de músicos, Blonde on Blonde tem um som único, selvagem e denso, e é uma longa viagem com constantes mudanças de ritmo e diferenças de piso. Representa, muito provavelmente, o momento mais genial da carreira de Dylan.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s